Tratamento de Gengiva
O tratamento de gengiva pode ser uma saída para diversas condições que afetam a saúde bucal, como a gengivite e a retração gengival. De fato, passar por esse tratamento evita uma série de transtornos e incômodos.
Pacientes que sofrem com dores e sangramentos durante a escovação dos dentes ou o uso do fio dental podem se beneficiar bastante desse tratamento. É possível ainda evitar problemas de saúde em outras partes do corpo.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, falamos sobre os tratamentos de enfermidades que afetam as gengivas. Para saber mais, recomendamos a leitura desse texto!
Como é feito o tratamento e por que é importante?
Conforme já mencionamos, a periodontite é uma das condições que afeta a gengiva. É também conhecida como doença periodontal.
Essa afecção consiste no agravamento da gengivite. Em outras palavras, ela surge quando o problema não é tratado no estágio inicial.
A periodontite costuma atingir não somente a gengiva, tendo efeitos mais profundos do que a gengivite. De fato, essa enfermidade pode atingir até o osso que serve de suporte aos dentes.
No que concerne ao tratamento dessa condição, ele consiste tanto na remoção de tecidos atingidos pela contaminação, quanto pela retirada da placa bacteriana.
A seguir, mostramos em detalhes algumas etapas do tratamento da doença periodontal.
- Raspagem e alisamento radicular
Nessa etapa, são utilizados instrumentos específicos com o intuito de fazer a remoção completa dos tecidos dentais contaminados.
O alisamento é feito para tornar a superfície do dente mais lisa, acabando com a aspereza de áreas deterioradas. Essa é uma forma de diminuir a adesão da placa à superfície dos dentes.
- Procedimento cirúrgico
Depois de feitos os procedimentos não cirúrgicos, são realizados procedimentos que exigem uma intervenção direta na área afetada.
Os procedimentos cirúrgicos para o tratamento da periodontite consistem no levantamento da gengiva na região afetada.
Dessa forma, é possível chegar até a raiz do dente e ao osso afetado pela infecção.
- Restauração
Em seguida, o dentista pode optar por fazer a restauração dos dentes afetados, realizando o aumento da superfície de dentes que foram deteriorados.
O tratamento da gengivite
O objetivo principal do tratamento da gengivite é diminuir a inflamação das gengivas, o que ocasiona dores e sangramentos.
Ao contrário da periodontite, a gengivite é uma condição que pode ser tratada apenas com bons hábitos de higiene bucal.
Entre eles, podemos mencionar a escovação diária, o uso de fio dental e de líquidos enxaguatórios.
Todavia, em casos mais avançados, uma limpeza feita em um consultório odontológico é recomendada.
Por meio dessa limpeza, é possível retirar a placa bacteriana causadora das inflamações. Para isso, o profissional utiliza instrumentos especiais, como curetas e raspadores.
Pode haver ainda a utilização de escovas de dente específicas e cremes dentais de uso restrito.
Durante o tratamento, é comum ainda que os dentistas esclareçam aos pacientes acerca da importância e da maneira certa de realizar a higienização bucal.
Ademais, tal como no caso do tratamento da periodontite, há também a utilização de técnicas de polimento da superfície do dente.
Por meio da utilização dessas técnicas, é possível diminuir a aspereza das áreas afetadas. Com isso, torna-se mais difícil a adesão da placa bacteriana.
Depois de realizado esse tratamento, as inflamações da gengiva tendem a diminuir em até 10 dias.
Evitando a gengivite e a periodontite com o tratamento de gengiva
Assim, podemos concluir que adotar esses procedimentos em tempo hábil é fundamental, haja vista que eles podem evitar o surgimento de problemas sérios, como a periodontite.
Ademais, com o tratamento de gengiva é possível manter a saúde bucal sempre em dia, evitando inflamações e sangramentos.