Implantes
O implante dentário é uma técnica de reabilitação oral que permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente. Como traz mais segurança e as técnicas não param de evoluir, a preferência por esse modelo de tratamento aumenta a cada dia.
O implante dentário é um procedimento em que um pino de titânio é utilizado para substituir a raiz do dente. Ele é fixado ao osso por meio de uma cirurgia e, após a integração óssea, é feita a colocação da prótese definitiva.
O material utilizado no pino de fixação do implante é o titânio, pois tem a capacidade de fazer com que o osso grude no pino de forma permanente. Portanto, se trata de um metal que é biocompatível com o nosso organismo, o que elimina o risco de rejeição.
Outra característica importante desse material é que ele não é corrosivo, ou seja, não enferruja por estar em contato com o ambiente úmido da nossa boca. Por todas essas características, o implante é uma forma segura e duradoura para a reabilitação oral.
Quais são os tipos de implante dentário?
Existem diferentes tipos de implantes dentários, e a indicação do mais adequado deve ser feita pelo cirurgião. Pra saber mais detalhes, é só seguir a leitura!
Implante unitário
O implante unitário é aquele feito para repor apenas um dente. Vale ressaltar que isso não significa que ele só pode ser feito uma vez. Trata-se de um modelo utilizado para a inserção de um dente entre outros, por exemplo. Durante o procedimento, é feito o implante de um pino de titânio no local do dente que falta.
Outra característica desse modelo é que, caso seja necessário extrair o dente primeiro, é possível fazer a extração e o implante durante a mesma cirurgia — o que contribui com uma recuperação mais rápida do paciente, que não precisará passar por dois processos cirúrgicos.
Implante dois por três
O modelo dois por três é indicado para pacientes que precisam repor três dentes vizinhos. Nesse caso, são implantados dois pinos de titânio. A prótese é feita com os três dentes unidos; por isso, no dente do meio não é necessário o pino, já que o suporte é feito pelos adjacentes.
Prótese Protocolo Fixo
Imagine como seria se quem perdeu a maior parte dos dentes precisasse fazer implantes individuais ou dois por três pra repor todos eles. Nessa situação, há a possibilidade de fazer apenas uma prótese e fixá-la com a ajuda de 4 a 8 pinos implantados. A quantidade de pinos varia de acordo com o tamanho da arcada dentária do paciente.
A confecção da prótese é feita sob uma barra e revestida por uma gengiva artificial, em que são colocados os dentes de resina. Dessa forma, há a aparência natural para a peça, que fica imperceptível após a colocação. Ou seja, ao sorrir, não dá para ver que foi feito um implante. A vantagem desse modelo é que a prótese fica completamente presa na boca, o que proporciona a segurança necessária pra você viver em tranquilidade.
Vale ressaltar que esse modelo não é removível, portanto, somente o dentista pode fazer a remoção, caso seja necessário. Outra observação importante é quanto à higiene, que deve ser feita de maneira adequada pra conservar a saúde da gengiva e evitar a perda dos implantes.
Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?
Optar pela realização do implante proporciona uma série de benefícios às pessoas, que vão muito além da questão estética. Então, veja como essa alternativa contribui com a melhora em diversos fatores da saúde bucal.
- Melhora na mastigação
- Manutenção dos dentes vizinhos
- Facilidade para a higienização
- Maior conforto
- Aspecto mais natural
- Durabilidade